ASSISTENTES BRASILEIROS NA FRANÇA

O objetivo do programa de professores assistentes de português na França é oferecer uma oportunidade a estudantes brasileiros de se familiarizar com a língua e a civilização francesa e de enriquecer o seu percurso pessoal e profissional. Este programa é aberto a todos os estudantes universitários brasileiros, de 20 a 30 anos de idade, regularmente matriculados em um curso de graduação na área de letras ou ciências humanas no Brasil no momento da partida para a França, que tenham completado pelo menos dois anos de estudos superiores e que possuam um bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do CECR – Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Durante a vigência do contrato, os assistentes possuem o status de funcionários temporários do Estado francês. Se desejarem, podem ali prosseguir seus estudos, em complemento a suas obrigações profissionais, cabendo a cada interessado fazer o necessário para solicitar sua inscrição universitária na qualidade de ouvinte.

Os formulários de inscrição podem ser retirados pela internet a partir do endereço: http://www.ciep.fr/assistantetr/dossiers-de-candidatures/bresil.pdf. Uma vez preenchidos, os dossiês completos (formulários + documentos requeridos) deverão ser encaminhados ao Serviço de Cooperação competente da região de sua residência, de acordo com a repartição geográfica mencionada ao final deste documento.

Data limite de envio dos dossiês ao adido de cooperação de Minas Gerais (para os candidatos de Minas Gerais): 20 de novembro de 2012

A seleção

1ª etapa (de 21 de novembro a 23 de novembro de 2012) – Os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista (presencial ou por telefone).
2ª etapa (de 20 de dezembro de 2012 a 20 de janeiro de 2013) – Os candidatos serão comunicados sobre sua classificação regional e, em seguida, nacional.
3ª etapa (fevereiro 2013) – Comunicação do resultado às instâncias francesas.
4ª etapa (abril / maio de 2013) – Comunicação da decisão definitiva, estipulada pelas instâncias francesas, à Embaixada da França em Brasília, que entrará em contato com os candidatos.

Vagas: Número de vagas ainda não estipulado. Em 2012 foram atribuídas 16 vagas. Para o ano letivo 2013-2014, ficou definido que os assistentes, designados para o curso primário ou secundário, serão nomeados por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2013 a 30 de abril de 2014.

Carga horária e salário: 12 horas semanais.

Salário mensal bruto: 964,88 euros (líquido: cerca de 794 euros mensais)

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: